quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Como o computador contribui para a transformação da escola, da aprendizagem e da prática pedagógica?


O computador é um instrumento da tecnologia que vem sendo muito utilizado, através da internet principalmente, nas escolas, ocorrendo transformações dentro desta e proporcionando uma aprendizagem com o uso de outros recursos, alterando assim a prática pedagógica. Abaixo, algumas opiniões acerca deste assunto.
"Podemos transformar nossa escola em um ambiente facilitador de processos de informações, comunicação e pesquisa, focado na construção do conhecimento grupal e individual.
Vivemos hoje em uma sociedade que tem acesso às informações no momento em que os fatos ocorrem. O computador pode contribuir de maneira eficaz para que a escola dê conta do seu papel na sociedade, sendo fonte de estímulo para os alunos e uma ferramenta didática muito útil para o professor." ( Marina, SC, Brasil - Assistente Técnico Pedagógico da EEB José Clemente Pereira )
"Na atualidade, temos que acompanhar as novas tecnologias, a fim de torná-la uma aliada em nossa prática pedagógica. Sendo assim, o uso do computador em nossas aulas contribui para uma prática pedagógica mais interessante, mais dinâmica, menos centralizadora. Pois o computador pode ser um recurso que possibilita o aluno: criar , pensar, manipular. O computador não substitui o professor. Ele é apenas um recurso que deve ser utilizado para atingir os objetivos propostos e melhorar a qualidade do ensino." (Raquel, SC, Brasil - Professora de Matemática da EEB José Clemente Pereira e EEB Professor João Bonelli) "Bem, o computador contribui para a multiplicação de possibilidades de escolha, de interação para os alunos. Contribui para a escola tornando-a mais participativa, menos centralizadora e mais adaptada a cada indivíduo. Para a prática pedagógica ajuda a facilitar o trabalho do professor, pois tanto ele como os alunos têm acesso a mais informações e formas diferentes de aprender/ ensinar." ( Joissi, SC, Brasil - Professora de LP e LEI)

Um comentário:

jdsantos disse...

tras novos conhecimentos em todos aspectos, enaltecendo cada dia em inovações, aprimorando cada vez mais o leque do aprendizado adquirido; que a cibernética só faz a cada dia crescer, usando os conhecimento certo, no momento oportuno.